5 dicas para cuidar de um cão idoso
Você tem reparado pelinhos brancos surgindo ao redor dos olhos e no focinho do seu cachorro? É um dos sinais de que a idade está chegando. Mas calma, os cuidados aumentam mas não há motivo para se preocupar.
A partir dos 8 anos um cachorro já é considerado um senhorzinho. Claro que cada cão recebe o peso da idade de uma forma diferente: varia de acordo com a raça, o porte do animal e o estilo de vida que ele leva. Cachorros de porte grande, por exemplo, tendem a ter menor expectativa de vida do que os pequeninos.
Aqui estão 5 pontos que você deve observar para que o seu senhorzinho tenha uma vida gostosa, saudável e confortável:
Saúde: Leve o seu cão ao veterinário para os exames básicos periódicos: check up sanguíneo, exame radiológico de tórax, ultrassom preventivo. Problemas de saúde como artrose, doenças da coluna, tártaro e perda de dentes, lesões renais e hepáticas são comuns com o avanço da idade e, quanto antes diagnosticá-los, mais fácil será tratá-los.
Alimentação: Existem diversas opções de rações específicas para cães mais velhos. Elas contém, por exemplo, condroitina e glicosamina, que contribuem para manutenção da saúde das articulações.
Energia: Pode ser que o seu cão não tenha mais a mesma energia para as brincadeiras de correr ou até para passeios longos. Preste atenção aos sinais que o seu amigo dá e adapte as caminhadas para que fique confortável para vocês dois.
Espaço: Proteja o seu vovozinho! Se ele se sente incomodado com cães muito ativos ou até crianças agitadas, permita que o seu cachorro tenha o cantinho dele sossegado, sem ser perturbado.
Aproveite: Invista em tempo de qualidade com o seu animalzinho. Faça muito carinho, brinque, crie recordações. O tempo com você é o melhor momento do dia dele, então se jogue para que a convivência de vocês seja muito gostosa!