Peters Vet - Clínica Veterinária e Pet Shop - Santa Maria, RS

Como cães e gatos enxergam o ambiente

A gente já imaginava que a visão de cães e gatos não é como a dos humanos. Mas, será que eles conseguem distinguir todas as cores? Ou será que os gatos enxergam melhor à noite e os cães são hipersensíveis a movimentos?

 

Continue a leitura para descobrir algumas curiosidades legais sobre a visão desses dois animaizinhos!

 

A VISÃO DOS CÃES:

A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Diríamos que são daltônicos, assim como algumas pessoas. 

Talvez o aspecto mais curioso sobre a visão dos cachorros seja a capacidade de enxergar de costas. Embora essa amplitude visual possa variar conforme a raça, o campo de visão desses animais ainda é muito maior que a visão periférica dos humanos. Sendo assim, eles conseguem perceber e até mesmo ver o que está atrás deles. Não é demais?

Outra curiosidade está relacionada à capacidade de enxergar à distância. Embora sejam “míopes” eles são capazes de detectar objetos em movimento com uma distância de até 600 metros.

 

A VISÃO DOS GATOS:

Quando o assunto é a percepção de cores, a visão dos gatos é inferior ao dos seres humanos, mas muito superior quando se trata de visão noturna. Devido a um componente da retina que facilita a recepção da luz em ambientes com pouca iluminação, um gato enxerga de 6 a 8 vezes melhor do que nós humanos. No entanto, apesar de ter esse limite na hora de enxergar as cores, os bichanos também tem um amplo campo de visão (como os cães). ?

Para que você não cometa nenhum deslize com a saúde ocular dos pets e conserve a qualidade da visão dos cachorros e dos gatos por mais tempo, separamos algumas dicas valiosas. Confira!

  • Ao transportar os pets no carro, evite que coloquem a cabeça para fora da janela. O vento seca as secreções do olho, podendo facilitar alguma lesão;
  • Evite shampoos voltados para seres humanos. Caso não seja possível usar um material indicado para a espécie, a melhor alternativa é o uso de produtos voltados para bebês;
  • O secador nunca deve ser direcionado para a região dos olhos;
  • Os olhos de animais de pelo longo devem ser protegidos dos fios que eventualmente podem cair sobre eles;
  • Jamais aplique qualquer tipo de medicação sem recomendação expressa do médico veterinário.

É importante lembrar que visitas regulares ao veterinário especializado para fazer um check-up tem papel fundamental na identificação de possíveis doenças ainda em estágio inicial.
Grande parte dos animais que chegam cegos aos oftalmologistas apresentam alterações que poderiam ter sido evitadas se diagnosticadas precocemente. Vamos mudar essa realidade?

Te esperamos na Peters.

 

Compartilhe diretamente nas redes:

Google Plus Linkedin Envie um e-mail para um amigo